Aquisição da linguagem – II
Participants
Flavio Romulo Alexandre do Rego Barros
UNICAP
Doctoral Student in Language Sciences (UNICAP/PPGCL); MASTER in Language Sciences (UNICAP/PPGCL, 2018); SPECIALIST in Literacy and Literacy (UCAM, 2018). He is currently a guest professor at the Specialization Course in Literacy and Literacy at FAFIRE. He works in the areas of Letters and Linguistics, with an emphasis on Open Educational Resources (OER) and teaching based on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC); Linguistic Theory and Analysis, focusing mainly on the fields of syntax, morphology, linguistic variation and linguistic contact; in addition to working in the Textual Production area.
Oral communicationAquisição da linguagem – II
Summary » Flavio Romulo Alexandre do Rego Barros
UM PANORAMA SOBRE A ATENÇÃO CONJUNTA NO BRASIL
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama das pesquisas relacionadas à Atenção Conjunta disponíveis no Brasil na área de linguística e letras. Elaborou-se um estado da arte a partir de um levantamento bibliográfico das pesquisas nacionais realizadas no último quinquênio (2016 – 2020), com foco nos trabalhos nacionais em língua portuguesa. A pesquisa está balizada nos estudos sobre Atenção Conjunta de Bruner (1983); Tomasello (2003, 2019), no conceito de Atenção Conjunta Virtual, estabelecido por Costa Filho (2016). Realizamos como recurso metodológico a busca sobre o tema em 4 plataformas de pesquisas, 2 referente a repositórios de tese e dissertação e 2 plataformas que disponibilizam trabalhos em periódicos com artigos científicos. Percebeu-se com os resultados obtidos que a temática Atenção Conjunta ainda não é muito explorada no campo científico no país, porém é um tema bastante rico e dialoga na área da linguística principalmente com aquisição da linguagem e a multimodalidade.
Palavra-chaves: Atenção Conjunta. Aquisição de linguagem. Pesquisa bibliográfica.
Gisely Martins da Silva
UNICAP
Gisely Martins da Silva
UNICAP
Doctoral student in Language Sciences at the Postgraduate Program in Language Science – PPGCL at the Catholic University of Pernambuco (UNICAP). Master by the same program. Member of the CNPq group entitled “Gender, Text and Teaching” (GETE), constituted in the Postgraduate Program in Language Sciences. Recife PE. Teacher of Basic Education in the private sphere.
Oral communicationAquisição da linguagem – II
Summary » Gisely Martins da Silva
PRODUÇÃO VERBO-VISUAL DA CRIANÇA EM AQUISIÇÃO DA ESCRITA EM APLICATIVOS: UMA PRÁTICA DISCURSIVA MULTIMODAL
Este estudo tem como objetivo analisar as práticas discursivas multimodais entre pai e filha nos aplicativos Facebook Messenger e WhatsApp Messenger, a partir da inter-relação verbo-visual. Apoiamo-nos, na perspectiva da multimodalidade e da relação verbo-visual, nos pressupostos de Kress (1998) e Kress; Leeuwen (1996, 2011); Dionísio (2011); Santaella (2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e consta de um estudo de caso, a partir da seleção de três telas capturadas nos aplicativos Facebook Messenger e WhatsApp. Essas telas constituem-se de interações entre um pai e uma filha, de 8 anos de idade, estudante do terceiro ano do ciclo de alfabetização. Ambos usuários dos aplicativos. Verificarmos a relação de status e sentido verbo-visual respaldadas nas categorias de status de superioridade, igualdade e inferioridade defendida por Martinec e Salway (2005) e de Fonte e Caiado (2014; 2015). Verificamos, com apoio em Fonte e Caiado (2014), os diversos papéis dos emojis: substituir, enfatizar, antecipar, ilustrar ou sintetizar, e retomar o texto escrito. Os resultados revelam que as práticas discursivas multimodais são favorecidas, nos aplicativos em estudos, em virtude das disponibilidades dos recursos.
Palavra-chaves: Escrita. Multimodalidade. Relação Verbo-visual. WhatsApp.
- Oral communication
Aquisição da linguagem – II
Summary » Isabella de Cássia Netto Moutinho
ANÁLISES DA NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA SOBRE O MÉTODO FÔNICO
O objetivo deste texto é apresentar a análise da Neurolinguística Discursiva sobre o decreto pre-sidencial que impõe a perspectiva cognitivista para a alfabetização, o que significa a adoção do método fônico no processo de ensino de leitura e de escrita. Partindo de uma metodologia heu-rística de análise de dados que busca as hipóteses de escrita das crianças e de concepções dis-cursivamente orientadas de cérebro, sujeito e linguagem, analisamos exercícios representativos do método fônico e apresentamos o contradiscurso da ND, problematizando o método e desta-cando alternativas ao seu uso. A análise dos exercícios propostos pelo método fônico e o méto-do das boquinhas aponta que não há embasamento teórico, linguístico ou pedagógico que sus-tente sua aplicação, uma vez que podem ser indutivos ao erro. Neste trabalho, alertamos para o fato de que sua ampla aplicação pode ser geradora de diversas dificuldades para muitas crianças e que sua suposta blindagem científica faz com que não se questione a efetividade do método, mas sim as aptidões e as capacidades inatas das crianças, abrindo espaço, assim, para a patologi-zação de dificuldades normais do aprendizado.
Palavra-chaves: Alfabetização. Neurolinguística Discursiva. Patolgização. Diretrizes nacionais. Método fônico.
Késia Vanessa Nascimento da Silva
UNICAP
Master in Language Science (2021) from the Catholic University of Pernambuco, focusing on the line of research: Language acquisition, development and disorders in its various manifestations. She has a degree in Letters (2018) with qualifications in Portuguese, English and their respective literatures from the same institution. She has already worked in the PIBIC program, has experience and has already developed research in the areas of Language Acquisition and Multimodality.
Oral communicationAquisição da linguagem – II
Summary » Késia Vanessa Nascimento da Silva
IRONIA E REAÇÃO GESTUAL: UMA ANÁLISE MULTIMODAL EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Coautora: Renata Fonseca Lima da Fonte
A multimodalidade é constitutiva da linguagem e vem adquirindo um espaço cada vez maior nos estudos linguísticos. Em Aquisição de Linguagem, por exemplo, diz respeito às diversas modalidades de uso de língua – produção vocal, gesto e olhar que coatuam na produção linguística, sendo o elemento “gesto” a ênfase neste trabalho, especificamente na presença da ironia. Partimos da perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e fala são duas facetas de uma mesma matriz de significação, conceito presente nos trabalhos de McNeill (2005) e Kendon (2000). O objetivo geral consiste em analisar a produção gestual como uma possível pista de identificação da ironia por uma criança durante a apresentação de animações irônicas. É um trabalho de caráter qualitativo cuja análise envolveu uma criança de seis anos em seu ambiente domiciliar. Quanto à metodologia, duas animações irônicas envolvendo diferentes personagens infantis foram apresentadas duas vezes a criança, esse momento foi filmado e a expressão gestual/facial transcrita no software ELAN – Eudico Linguistic Annotator. Os resultados demonstraram que a criança não é alheia a ironia, uma vez que ria, levantava as sobrancelhas e arregalava os olhos no momento em que visualizava a cena irônica.
Palavra-chaves: Reação gestual. Animações irônicas. Aquisição de Linguagem.
- Oral communication
Aquisição da linguagem – II
Summary » Marina de Oliveira
O SAMBA ENREDO DA ÉTICA EM PESQUISA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: A CONSTITUIÇÃO DO PESQUISADOR E A QUESTÃO DA TRANSCRIÇÃO
Neste artigo, aborda-se a temática da ética em pesquisa especificamente no campo da Aquisição da Linguagem. O enfoque objetiva refletir sobre a constituição do pesquisador na área aquisicional levando em conta a singularidade do trabalho com a criança e, ainda, discutir as escolhas que permeiam o processo de transcrição de registros em áudio e/ou vídeo produzidos em pesquisas de campo. Para dar conta de tal reflexão, mobilizam-se, principalmente, princípios teóricos da obra “Para uma filosofia do ato responsável”, de Bakhtin (2020), na qual o autor propõe um novo modo de se pensar a pesquisa em Ciências Humanas partindo da realidade do ato. Dessa forma, os conceitos bakhtinianos de ato responsável, pensamento participativo, centro de valores, não-álibi e assinatura fundamentam este artigo. O estudo configura-se como um ensaio teórico reflexivo. Ademais, estudiosos de Bakhtin e pesquisadores da área da Aquisição, tal como Sobral (2019) e Del Ré, Paula e Mendonça (2014), complementam e amparam tal interlocução teórica. Por fim, conclui-se que o ato responsável de pesquisar pressupõe um pensamento participativo do pesquisador e uma tensão de vozes entre pesquisador/pesquisado, além disso a transcrição reflete as demais escolhas da pesquisa uma vez que é transpassada pela orientação valorativa do pesquisador como centro do fazer científico.
Palavra-chaves: Ética em pesquisa. Aquisição da Linguagem. Pesquisador.
Mediators
Evangelina Maria Brito de Faria
UFPB
Graduated in Letters from UFPB (1982), Master in Portuguese Language from UFPB (1993) and Ph.D. in Linguistics from UFPE (2002). She is a Full Professor at UFPB, member of the Postgraduate Studies in Linguistics (PROLING) at UFPB, working in the area of Language Acquisition. She is interested in the processes of acquisition and development of speech and writing.She is leader of the Center for Studies in Literacy in Language and Mathematics, registered in the Directory of Research Groups in Brazil of CNPq.
Sandra Carneiro de Oliveira
UFBA
Sandra Carneiro de Oliveira holds a Ph.D. in Language and Culture (Federal University of Bahia, 2014), Master in Language Studies (State University of Bahia, 2008), Specialist in Language, Linguistics and Literature (Faculdade de Ciências da Bahia, 2006) and Degree in Letters (UNEB, 2005). She is Adjunct Professor at the Faculty of
UFBA Education. She was Professor of Basic, Technical and Technological Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology – Bahia – IFBA (2014 – 2018), Assistant Professor at the Federal University of Recôncavo da Bahia (2014), Assistant Professor at the Federal University of Bahia/University Federal do Oeste da Bahia (2012 – 2014), Visiting Assistant Professor at the State University of Santa Cruz (2008 – 2012) and Basic Education Teacher (2004 – 2005). She works in the areas of Linguistics and Portuguese Language, in the sub-areas Teaching of mother tongue, Sociolinguistics and Supervised Internship in Portuguese. She is a member of the Study and Research Group in Education and Language-GELING and the Speech and Context Research Group in Brazilian Portuguese-GconPort.