Sobre as políticas de produção e disseminação de conhecimento: Diálogos com as políticas linguísticas
Participantes
Alan Carneiro
Unifesp
Alan Carneiro
Unifesp
Professor Adjunto na área de Políticas Linguísticas, na Unifesp, desde 2017. Foi professor na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (Timor-Leste) e na Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul). É doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp, com sanduíche no MOSAIC, Centro de Pesquisa sobre Multilinguismo, da Universidade de Birmingham, Reino Unido. Seus interesses acadêmicos são o desenvolvimento de políticas linguísticas e educacionais em contextos multilíngues e/ou multiculturais.
Ezra Nhampoca
UEM
Ezra Nhampoca
UEM
Docente da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), vinculada à Seção de Línguas Bantu, Faculdade de Letras e Ciências Sociais. Investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal). Tem interesse em políticas linguísticas e educação bilíngue em Moçambique, lexicografia das línguas do grupo Tsonga e português de Moçambique. Coordena o grupo de pesquisa GELLBAA (Grupo de Estudos em Línguas, Linguística Bantu e Áreas Afins). Foi homenageada em 2017 pela assembleia legislativa de Santa Catarina pela luta em defesa da igualdade.
Regina Helena Pires de Brito
UPM
Docente e coordenadora do Núcleo de Estudos Lusófonos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UPM. Tem pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal). Coordenadora do Colégio Doutoral Tordesilhas em Linguagens, Sociedades e Culturas. Líder do grupo de pesqisa Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia (CNPq). Seus interesses acadêmicos são o português no mundo; português como língua adicional; Lusofonia.
Mediador(a)
Cristine Severo
UFSC
Cristine Severo
UFSC
Docente da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Tem pós-doutorado em Políticas Linguísticas (Penn State). Tem interesse em políticas linguísticas em contextos coloniais e pós-coloniais de uso da língua portuguesa. Lidera o grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos. Participa do Varsul e do NUER (UFSC). É Presidente do Comitê de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Linguística (Abralin).