Ciência aberta: o caso da fonética forense
Participantes
Anders Eriksson
SU
Anders Eriksson é professor emérito de fonética na Universidade de Estocolmo. Ele é um pesquisador ativo em áreas da linguística / fonética, como fonética acústica, percepção da fala, fonética forense e psicologia forense. Ele tem trabalhado ativamente no trabalho forense de fonética e é membro da Associação Internacional de Fonética e Acústica Forense (IAFPA). Pesquisas recentes em fonética forense têm se concentrado em métodos usados em comparações de falantes para fins forenses.
Renata Passetti
PUC-SP
Renata Passetti
PUC-SP
Renata Passetti é doutora. Doutor em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Seus interesses de pesquisa incluem Fonética Forense, especialmente o estudo do efeito da transmissão do telefone na fala. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, e trabalha na descrição perceptivo-fonética da qualidade da voz em aplicativos de mensagens de áudio. Sua pesquisa atual é financiada pela CAPES no Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses.
Julio Cesar Cavalcanti
Unicamp
Julio Cesar Cavalcanti
Unicamp
Julio Cesar Cavalcanti é Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, tendo realizado seu estágio de doutorado no Departamento de Linguística da Universidade de Estocolmo – SU. Sua pesquisa atual está principalmente preocupada com a análise de padrões fonético-acústicos em falantes geneticamente relacionados e não relacionados, com um foco particular em parâmetros discriminatórios de falantes e suas aplicações forenses. Sua pesquisa foi financiada pelo CNPq e cooperação CAPES-STINT.
Mediador(a)
Plínio Barbosa
Unicamp
Plínio Barbosa
Unicamp
P. A. Barbosa obteve seu doutorado em 1994 pelo INP de Grenoble na França e sua livre-docência em 2006 na Universidade Estadual de Campinas, onde é professor associado do Dep. de Linguística. É responsável pelo Grupo de Estudos de Prosódia da Fala e seus interesses são relacionados à prosódia experimental, fonética acústica, ritmo da fala, teoria dos sistemas dinâmicos, análise de fala com patologias, fonética L2 / LE. Ele é editor do Journal of Speech Sciences.