Análise do discurso
Participantes
Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
Unicamp
Claudia Pfeiffer é pesquisadora (PqB) do Laboratório de Estudos Urbanos do Nudecri da UNICAMP. Especializada em Análise de Discurso, atua, principalmente, nas seguintes linhas: saber urbano e linguagem, políticas públicas, história das ideias linguísticas, divulgação científica. É docente credenciada, como professor pleno, na área da História das Ideias Linguísticas do Programa de Pós-Graduação em Linguística no IEL/Unicamp. Coordena, desde 2004, junto com Carlos Corrêa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas em Saúde, credenciado no Diretório do CNPq. E-mail: claupfe@gmail.com.
Julia Lourenço
UFSCar/USP
Julia Lourenço
UFSCar/USP
Pesquisadora de pós-doutorado na UFSCar, na USP e bolsista da FAPESP, com estágio na Université Sorbonne Paris-13. Mestra e doutora em Semiótica e Linguística geral pela USP, com estágio na Sorbonne Paris-IV. Desenvolvo pesquisas em Análise do discurso e Semiótica nas diversas interfaces com os movimentos sociais, sobretudo aqueles ligados aos feminismos. Membra do LEEDiM-UFSCar; do Mulherdis-UNICAMP; do GES-USP e do CEDOCH-USP. Editora assistente na revista Linguasagem e na revista da ANPOLL.
Carlos Piovezani
UFSCar
Aline Saddi Chaves
UEMS
Aline Saddi Chaves
UEMS
Doutora em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos do Francês) pela Universidade de São Paulo (USP), Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande), atuando na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Letras, nível acadêmico (PPGLetras) e profissional (PROFLETRAS). Líder do Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/UEMS/CNPq).
Livros
Discurso e (pós)verdade
Luzmara Curcino/ Vanice Sargentini / Carlos Piovezani
Parábola, 2021.
Coletânea de capítulos nos quais são abordadas relações entre a ordem do discurso e a produção de verdades nos campos da política, da mídia e da história.
Palavras-chave: Discurso, verdade, Análise do discurso, Retórica, História.
Língua, Ensino, Tecnologia
Claudia Pfeiffer/ Juciele Dias/ Luciana Nogueira
Pontes Editores, 2020.
O livro, organizado por Claudia Pfeiffer, Luciana Nogueira e Juciele Dias, se propôs fomentar o debate e a reflexão das múltiplas possibilidades de se colocar em relação Língua, Ensino e Tecnologia dentro das áreas da Análise de Discurso, da História das Ideias Linguísticas e da Semântica da Enunciação. Os autores analisam as condições sócio históricas de produção de tecnologias de linguagem para o ensino, considerando os desafios contemporâneos da formulação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, os diferentes processos de significação de língua e de literatura que sustentam os efeitos e limites das tecnologias na constituição de objetos de saber e ensino, incluindo também o uso de tecnologias educacionais e de diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas. Trata-se, portanto, de um conjunto de análises que, em sua diversidade produtiva de abordagem e objetos, tomam a problemática da articulação língua, ensino, tecnologia.
Palavras-chave: Língua, Ensino, Tecnologia
Ressignificação em contexto digital
Marie-Anne Paveau/ Julia Lourenço/ Roberto Baronas
EDUFSCar, 2021.
O livro, atento para o papel da linguagem na própria formação dos sujeitos e das coletividades das quais participam, procura observar a potencialidade da reconfiguração que também reside nos próprios gestos violentos. Para além de simples alvo, os grupos sociais minorizados encontram, no conceito de ressignificação, possibilidades de se reconectar com aquilo que os constitui, alterando a composição da ferida linguística produzida pelos valores negativos que procuram ser a eles impugnados. O livro tem como objetivo principal descrever e interpretar o funcionamento discursivo da ressignificação discursiva na web 2.0.
Palavras-chave: análise do discurso digital; ressignificação discursiva; resistência
A voz do povo:
uma longa história de discriminações
A voz do povo:
uma longa história de discriminações
Carlos Piovezani
Vozes, 2020.
Exame da longa história de discriminações de que a fala pública popular e a escuta popular da fala pública foram objeto desde a Antiguidade até o Brasil contemporâneo.
Palavras-chave: Fala pública, Linguagem popular, Análise do discurso, História das ideias linguísticas.
Diálogos sobre discurso:
arte(s), mídias e práticas sociais
Diálogos sobre discurso:
arte(s), mídias e práticas sociais
Alan Silus/ Aline Saddi Chaves/ Maria Leda Pinto
Pedro & João Editores, 2021.
A obra Diálogos sobre discurso: arte(s), mídias e práticas sociais apresenta abordagens teóricas e analíticas direta ou indiretamente influenciadas pela análise dialógica do discurso, vertente dos estudos discursivos em plena expansão desde as últimas décadas, evidenciando a necessidade de se pensar o discurso para além de seus objetos, métodos e suportes habituais. Disso resulta uma multiplicidade de olhares sobre os mais variados gêneros: pintura, romance, notas literárias, interações orais, gêneros jornalísticos do meio digital, produções de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sessões de grupo socioeducativo para casos de violência contra a mulher. O objetivo maior é apresentar aos leitores estudos pertinentes às relações dialógicas dos discursos, ultrapassando os limites da linguística.
Palavras-chave: artes; mídias; práticas sociais