Acervos de dados abertos à sociedade: memória linguística e sociocultural e potencialidade de (re)uso
Participantes
Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges
UC
É professora-pesquisadora em Ciência da Informação da Universidade de Coimbra com experiência em Ciência Aberta, gerenciamento de dados de pesquisa, curadoria digital. É membro do EDICIC-Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe, “sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega instituições e pessoas da área de educação e de pesquisa dedicadas à formação universitária de profissionais nos campos científicos da Ciência da Informação (Biblioteconomia, Documentação e Arquivologia) na Ibero-América e Caribe”, ex-coordenadora/presidente dessa associação; co-coordenadora do Grupo de Humanidades Digitais, membro da International Society for Scientometrics and Infometrics, Association of Digital Humanities (AHDig), e BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários e Arquivistas.
Ana Lígia Silva Medeiros
CMI
Doutora e Mestre em Ciência da Informacão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o IBICT. Bibliotecária formada pela UNIRIO e Arquivista provisionada. Diretora do Centro de Memória e Informação (CMI), da Fundação Casa de Rui Barbosa. Professora do Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Editora-chefe do periódico eletrônico Memória e Informação, do CMI. Foi Diretora do Centro de Coleções e Serviços ao Leitor (CCSL), da Fundação Biblioteca Nacional. Foi Superintendente de Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro. Possui diversos trabalhos publicados. Escreveu o livro de contos Persona. Tem experiência na área de Planejamento, implantação e gestão de Bibliotecas e de Redes, Organização de Eventos, Pesquisa em Biblioteconomia, Bibliotecas e Repositórios Digitais.
Marcia dos Santos Machado Vieira
UFRJ
É professora e pesquisadora de língua portuguesa: predicadores, predicação e referenciação; impersonalização discursiva; intensificação; modalização. Coordena o Projeto PREDICAR. Atua em Linguística Cognitivo-Funcional, Gramática de Construções e Sociolinguística. Integra o Grupo Discurso & Gramática. Coordena o GT de Sociolinguística da ANPOLL e o Fórum Internacional em Sociolinguística. É membro do CEP-IESC/UFRJ. É editora da Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários.
Mediador(a)
Juliana Bertucci Barbosa
UFTM
É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP/Araraquara, fomoento CNPq. Realizou, em Portugal, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE fomentado pela CAPES. Pós-doutorado junto ao programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP-Campus de Araraquara (2019-2020,na área de Sociolinguística), com bolsa PNPD/CAPES. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba), atuando nos cursos de graduação em Letras e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFTM.