Mudança de cultura em direção a pesquisas mais abertas, rigorosas e reproduzíveis
Participante
Brian Nosek
University of Virginia
Brian Nosek
University of Virginia
Brian Nosek é co-fundador e diretor executivo do Center for Open Science, que busca possibilitar práticas de pesquisa abertas e reproduzíveis por meio de seu Open Science Framework. Nosek também é professor do Departamento de Psicologia da Universidade da Virgínia. Ele recebeu seu Ph.D. da Universidade de Yale em 2002.
Ele cofundou o Projeto Implícito, uma colaboração multi-universitária para pesquisa e educação que investiga a cognição implícita – pensamentos e sentimentos que ocorrem fora da consciência ou controle. Brian investiga a lacuna entre valores e práticas, como quando o comportamento é influenciado por outros fatores além das próprias intenções e objetivos. As aplicações de pesquisa desse interesse incluem preconceito implícito, tomada de decisão, atitudes, ideologia, moralidade, inovação e barreiras à mudança. A Nosek aplica esse interesse para melhorar o alinhamento entre os valores e práticas pessoais e organizacionais. Em 2015, ele foi nomeado um dos 10 da Nature e foi incluído na lista de influência do Chronicle for Higher Education.
ConferênciaMudança de cultura em direção a pesquisas mais abertas, rigorosas e reproduzíveis
Resumo » Brian Nosek
Melhorar a abertura, o rigor e a reprodutibilidade na pesquisa é muito mais um desafio social que um desafio técnico. A prática atual é sustentada por incentivos disfuncionais que priorizam a publicação sobre a precisão e a privacidade sobre a transparência. A consequência é uma ineficiência desnecessária no progresso da pesquisa. Uma mudança cultural bem-sucedida requer políticas coordenadas, incentivos e mudanças normativas entre as partes interessadas para melhorar a credibilidade da pesquisa e acelerar o progresso. Alguns grupos e disciplinas de partes interessadas estão fazendo mais progresso do que outros. Podemos mudar o sistema, mas se não agirmos coletivamente, falharemos. Não vamos falhar.
Mediador(a)
Pedro Ricardo Bin
UFSC
Pedro Ricardo Bin
UFSC
Pedro Ricardo Bin é graduando no curso Letras – Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista de Iniciação Científica da UFSC no projeto “Frequência e repetição: efeitos no processamento de estruturas morfológicas e sintáticas complexas”, sob orientação da professora Dra. Mailce Borges Mota. Também, é membro do Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing) e editor assistente do periódico Revista da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Em 2021, se tornou parte do Programa de Embaixadores do Center for Open Science (COS).