Análise do discurso
Participantes
Carlos Piovezani
UFSCar
Julia Lourenço
UFSCar/USP
Julia Lourenço
UFSCar/USP
Pesquisadora de pós-doutorado na UFSCar, na USP e bolsista da FAPESP, com estágio na Université Sorbonne Paris-13. Mestra e doutora em Semiótica e Linguística geral pela USP, com estágio na Sorbonne Paris-IV. Desenvolvo pesquisas em Análise do discurso e Semiótica nas diversas interfaces com os movimentos sociais, sobretudo aqueles ligados aos feminismos. Membra do LEEDiM-UFSCar; do Mulherdis-UNICAMP; do GES-USP e do CEDOCH-USP. Editora assistente na revista Linguasagem e na revista da ANPOLL.
Vera Lúcia Pires
UFSM
Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia
UFRGS
Possui graduação em Letras Línguas Portuguesa Inglesa e Respectivas Literaturas, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Atualmente é Professor Titular do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua como docente nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação: área de Estudos da Linguagem. Professora Visitante da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filosofia da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do discurso, Estudos de Semântica Linguística e Discursiva, História das Ideias Linguísticas , e Análise de discurso político.. É membro do Comitê Editorial da Revista Conexão Letras (PPG-UFRGS), e parecerista de periódicos nacionais e internacionais.
Caroline Carnielli Biazolli
UFSCar
Caroline Carnielli Biazolli
UFSCar
Doutora e Mestra em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP/Araraquara). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino, UFSCar/São Carlos. Professora do PPG em Linguística e do PPG Profissional em Educação da UFSCar. Integra o SoLAr – Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara.
Livros
Análise do discurso digital:
dicionário das formas e das práticas
Análise do discurso digital:
dicionário das formas e das práticas
Marie-Anne PAVEAU (Autora) – Julia Lourenço Costa / Roberto Leiser Baronas (Orgs.tradução)
Pontes Editores, 2021.
Redigido com o rigor teórico necessário para que se compreenda a virada epistemológica sob a qual o livro se apoia, Paveau brinda os/as leitores/as com 31 verbetes – mais a introdução -, os quais concretizam o projeto, que de modo perceptível, se desenvolveu ao longo de variados anos de trabalho, pesquisa e paixão. O pensamento pós-dualista, o embasamento numa compreensão de Linguística simétrica, e a abordagem ecológica dos discursos ficam evidentes no desenvolvimento do Dicionário, reforçando também a importância das leituras paralelas e da abertura do campo para os diversos diálogos que a partir daí se estabelecem. A prática acadêmica, bem como a face mais encarnada da autora, deixam entrever o objetivo desta obra: questionar os pressupostos teóricos, propor outras abordagens e desenvolver novos conceitos e, assim, inserir de modo determinante e eficaz o digital no interior da Análise do discurso.
Palavras-chave: análise do discurso; análise do discurso digital; tecnodiscursividade
Linguagens e(m) práticas discursivas
Vera Lúcia Pires
Pedro&João Editores, 2020Neste momento, a importância de organizar um livro é manter o diálogo e as trocas de pesquisa, ainda que os encontros face a face nos grupos de estudo e eventos acadêmicos estejam interrompidos. Não fossem as comunicação dialógica e as mídias digitais, a humanidade não saberia enfrentar tempos de isolamento social e mudanças bruscas nas atividades de docência e profissões em geral. Este livro materializa a tentativa de preservar nossas trocas acadêmicas e a produção de conhecimento na área de Humanidades em um contexto desafiador.
Keywords: linguagens, práticas discursivas, leitura
A linguagem fascista
Carlos Piovezani / Emilio Gentile
Hedra, 2020.
Exame das principais características linguísticas, discursivas, retóricas e oratórias de Hitler, Mussolini e Bolsonaro.
Palavras-chave: Linguagem fascista, Retórica, História das ideias linguísticas
Relações entre Discurso e História
Ana Zandwais/ Gesualda dos Santos Rasia
Mercado de Letras, 2021.
A obra abriga temática interdisciplinar, relacionada à natureza dos Projetos de Pesquisa que a originaram: “Sobre Práticas Linguageiras: o ir e vir da ordem da língua à ordem do discurso” (UFPR) e- “História das Ideias: relações entre sujeito, sociedade e linguagem” (UFRGS). Esse encontro possibilitou a abertura de diálogos necessários entre os estudos da Análise do Discurso, da Retórica e da História das Ideias Linguísticas com os domínios da História, os quais visaram a socializar com os docentes e discentes das instituições envolvidas, através de conferências realizadas online, seguidas de debates, algumas pesquisas desenvolvidas por equipes, nos PPGs. O livro é resultado destas pesquisas e debates, colocando-se no horizonte da provocação para a continuidade e abertura de novas frentes de investigação.
Palavras-chave: Discurso, História, Linguagem
Gêneros textuais-discursivos no estudo de processos de variação e mudança
Caroline Carnielli Biazolli/ Rosane de Andrade Berlinck
Pontes Editores, 2021.
Há muito a noção de gênero está presente em estudos de língua/linguagem, quer estes o tratem em uma perspectiva discursiva, na qual os fatores contextuais de sua produção e recepção são mais valorizados, quer em uma perspectiva textual, em que, especialmente, se explora a materialidade linguística do texto. Seguimos, neste livro, uma visão mais integrativa, que corresponde a contemplar os gêneros como práticas sociais e textual-discursivas, avaliando-os a partir de propósitos comunicativos, estrutura organizacional e estilo, e a partir dos valores e significados ideológicos subjacentes ao texto. Entendemos que a noção de gênero deve permear todas as etapas da pesquisa sociolinguística. É esse lugar de destaque que o conjunto de nove estudos que compõem esta coletânea busca evidenciar, atribuindo ao gênero textual-discursivo papel primordial enquanto um constructo teórico-metodológico que fundamente as investigações de processos de variação e mudança, nos diferentes níveis da língua.
Palavras-chave: Gêneros textuais-discursivos; variação linguística; mudança linguística.